Idalgo Lacerda erra feio em dizer que água represada da barragem abastece povoado Bacabalzinho dos Vianas.



Em programa matinal na rádio Geração Jovem FM desta segunda-feira (28), o radialista e blogueiro Idalgo Lacerda comentando sobre uma visita ao Povoado Bacabalzinho dos Vianas e falando de alguns problemas no referido povoado, o radialista comentou sobre problemas de abastecimento de água feito pelo SAAE no referido povoado e fez algumas reinvidicações. 

O fato mais engraçado foi que para justificar a saída para o problema de abastecimento no povoado, foi em dizer que se não fosse a "água da barragem represada que alcança aprox.: 22 km", não tivesse chegado ao povoado, os moradores estariam passando dificuldades.

Tal atitude foi infeliz, pois a água represada da barragem não chega ao Povoado Bacabalzinho dos Vianas,  e outra coisa: os oitocentos (800) açudes prometidos por Ricardo Murad não sairam do papel, a região do povoado recebe água de áreas alagadas e quando chove os açudes e igarapés enchem naquela região se expandindo por lá, mas não represada da barragem.

Mais uma vez  o radialista mostra que desconhece a geologia coroataense e como era o sistema de governo dos antigos governantes de Coroatá, mas tem razão, ele chegou "ontem" em Coroatá e não sabe do que aconteceu nos dezeseis anos governados pelo antigo líder político de Coroatá.
    

2 Comentários " Idalgo Lacerda erra feio em dizer que água represada da barragem abastece povoado Bacabalzinho dos Vianas. "

  1. DESAFIO!

    Em relação aos comentários abordados por mim, durante o programa de rádio Coroatá em Debate, 1ª Edição, desta manhã de segunda-feira, 28. Ou seja, sobre os açudes que ficam localizados próximos à barragem do Rio Pirapemas. É pura verdade!

    No entanto, ledo engano do blogueiro Edvaldo da Informática, que assina o blog Coroatá Plugado, que parece-me completamente desinformado quanto a veracidade dos fatos e alheio às coisas boas do passado que não está muito distante da realidade dos moradores, pescadores e caçadores das imediações dos açudes da região.

    Os açudes localizados naquela região, próximos ao Rio Pirapemas, só não agonizam com a seca devido à existência dessa barragem construída, à época, da ex-prefeita Teresa, nos anos de 1.993 a 1.996. Quando era Ministro da Irrigação, o então ilustre filho do Maranhão, Alexandre Costa que viabilizou verbas federais para combater a escassez de água na região.

    Para o desinformado blogueiro, a referida barragem possui 22 km de extensão de água represada, que só não garante, o abastecimento de água para todos os moradores da região, como também dá à segurança alimentar para toda
    população, que retira dos açudes o pescado para sua sobrevivência e o excedente à venda.

    E mais: quero dizer ao blogueiro que a história de um povo se estuda, se pesquisa a fundo! Não nascemos sabendo, para tanto é que os nossos pais nos colocaram na escola! E mesmo tendo chegado aqui antes de ontem, ontem ou ainda que eu tenha chegado hoje a Coroatá (logo cedo no primeiro ônibus). Eu faço esse desafio ao incauto blogueiro que diz tanto conhecer a região de Coroatá, mas que infelizmente, o insolente blogueiro desconhece a sua história, a sua tradição e a raiz do seu povo.

    Enfim, a barragem no Rio Pirapemas equivale a 3.000 mil açudes ou muito mais! No mais neste pequeno curto espaço de tempo; eu já percorri uma boa parte da zona rural de Coroatá! Planta outra planta verde para colher madura!!!

    Caro radialista e blogueiro Idalgo Lacerda

    “Diferente de alguns blogs por aí que não publicam nossos comentários enviados (já desisti de postar comentário nesse blog, pois não os publica) aí está a nosso pequeno comentário da sua resposta”

    A sua resposta não foi nem tão pouco convincente, seu comentário conta com um pouco distorção do assunto, mas nossos leitores agradecem o histórico da construção da barragem sobre o Rio Pirapemas construída na gestão pela então ex-deputada e ex-prefeita Teresa Murad, já que você quer trazer o foco para ela. O equívoco cometido por você foi dizer que “a água da barragem chega no povoado Bacabalzinho dos Vianas” e isso não é verdade, pois o povoado mais próximo do Bacabalzinho onde passa a água represada da barragem subindo rio acima passa sob uma ponte que divide os povoados mais precisamente Alto do Cedro e Alto Alegre dos Maranhenses dista precisamente 26 km do referido povoado (que inclusive no roteiro percebe-se a presença de montanhas e morros), passando aos povoados Santo Antônio, Capa Bode, Jacamin, entre outros etc.... essa água não chega nem perto do Bacabalzinho.

    O Dep. Ricardo Murad em campanhas passadas fez diversas promessas miraculosas no sentido de continuar no poder em Coroatá, uma delas a construção de (800) oitocentos "açudes": (Construção para represar águas de rio, da chuva ou levada.) em tempo recorde agora veja só, ele não prometeu fazer "barragem": (Obra de represamento das águas de um rio, criando um desnível do plano da água entre o montante e a jusante.) para substituir os açudes, e é isso que você explica nas suas palavras.

    Para encerrar, eu não recebo esse “INSOLENTE” (adj. Desusado, insólito. Arrogante, orgulhoso, impertinente: ar insolente. Aquele que é desrespeitoso: aquele garoto é insolente.
    s.m. e s.f. Grosseiro nos gestos, nas palavras ou nas ações; malcriado.) até porque quem me conhece não me trata assim, pois eu não tenho costume de desrespeitar os mais velhos, meu velho e querido pai (in memoriam) me ensinou bastante isso.

    Continue tentando...afinal “somos todos brasileiros”.

    Um abraço e até outra postagem.

    Edvaldo Oliveira

    Coroatá Plugado.blogspot.com

Postar um comentário