Peritoró: SINDSERPE faz movimento forte em Peritoró.




A Greve se fez Necessária porque Peritoró Está em Estado de Calamidade...

Os servidores contratados do município com até seis meses de salários atrasados, os servidores efetivos técnicos de apoio da educação (AOSGs, Vigias, Agentes Administrativos e Digitadores) completando quase 02 meses de salários atrasados, os Agentes de Endemia com 02 meses de salários atrasados, os alunos sem merenda escolar desde março a outubro de 2011, os transportes e prédios escolares com 06 meses de aluguéis atrasado, só para Coroatá Peritoró perdeu quase 100 alunos por falta de assistência básica (tipo: falta de transporte e merenda), não tem carteiras suficientes, não tem mesas para os professores, os banheiros das escolas estão em condições subumanas, esse governo deve R$ 1.900,00 da Sobra do FUNDEB de 2010 aos professore efetivos, não fez nenhuma sala de aula, a coleta do lixo é precária por que os transportes alugados para este fim estão com até 08 meses de alugueis atrasados, os funcionários que trabalham na limpeza estão com até 04 meses de salários atrasados, não tem médicos por que estão com os salários atrasados, não tem medicamentos básicos, as estruturas dos postos médicos são inapropriadas, como também não há estrutura de equipamentos para funcionalidade dos serviços básicos.  

  
Por que o SINDSERPE suspendeu a Greve?? 

 Depois de 12 denuncias feitas ao Ministério Público pelo SINDSERPE e após várias audiências com a Promotora de Justiça Drª Patrícia Espínola, onde o governo depois de intimado  participou de uma, e a ultima audiência realizada as 10h:00min no Judiciário com a Meritíssima Juíza de Direito Drª Andréia Sysne e a Drª Patrícia Espínola, ficou claro para o SINDSERPE que o Ministério Público e o Judiciário agiria de forma decisiva contra os desmandos da Gestão Agamenon.  


Qual foi o posicionamento da Justiça?

Ficou claro para o SINDSERPE, que a justiça faria uma representação de Improbidade Administrativa contra a gestão Agamenon, e também faria através de uma Medida Cautelar o bloqueio de 60% dos recursos do município para pagamento dos salários atrasados de todos os servidores do municipal.


E as demais irregularidades? Não foram 12 denuncias?      

Veja, a merenda foi comprada agora no inicio de novembro-2011, e as demais denuncias que fizemos, o SINDSERPE não conseguiu apresentar as provas, por que as categorias prejudicadas pelos desmandos se sentiram fragilizadas pelo fato de serem prestadores de serviços contratados e não possuírem estabilidade, temendo assim, represálias, demissões, marcação e perseguição política. As denuncias estão a cargo da Promotoria de Justiça que com certeza fará as investigações devidas, porém, após ação da justiça que bloqueou o recurso do município, essas categorias parece estarem se encorajando e já sinalizaram que vão colaborar com informações, haja vista a instabilidade visível deste governo, que pouca ou nenhuma confiança passa ao seu povo.        



Como ficou o caso dos R$ 1.900,00 da sobra FUNDEB de 2010 que deve ser pago aos professores efetivos de Peritoró?

A promotora entendeu ser prioridade nesse momento, o pagamento dos salários atrasados, por isso, que o bloqueio do recurso foi feito para este fim, porém, ficou acordado que numa data não superior ao dia 19-11-2011, a promotora fará uma audiência com o governo e o sindicato para negociarmos a fixação de uma dada para o pagamento desse dinheiro que é ainda de 2010.



E agora depois da greve como se encontra Peritoró?

Já temos merenda escolar e alguns servidores já foram pagos, e agora estamos fazendo um trabalho de sondagem para detectarmos quem ainda está com o salário atrasado, foi constado que ainda ha servidores com 02 ou mais meses de salários a receber, estamos esperançosos e confiantes na atuação do Ministério Público e Judiciário, o bloqueio do recurso já foi uma vitória para a categoria, porém, a luta só começou, ainda há muitas irregularidades a serem resolvidas conforme citação acima.      


E o Núcleo do Sinproesemma de Peritoró? Bombardeia todo dia a mídia com matérias 
dizendo que estão brigando pela categoria.

Na verdade eles estão brigando mesmo desde o inicio do mandato Agamenon. Brigando pela Secretaria de Educação, foi o grupo que conduz o Núcleo do SINPROESEMMA quem indicou os últimos dois secretários que passaram pela Educação de Peritoró, em 2009(profº Damasceno) e 2010(profº Ezequias), e foram eles que também indicaram em 2011 o atual secretário, profº Germano, esse grupo participa de forma direta e são cúmplices dessa má administração que tem massacrado a sociedade Peritoroense.

Deu para entender por que o Prefeito de Peritoró e seus Aliados estão interessados em dá exclusividade ao Núcleo SINPROESEMMA?    

Veja só: o Sinproesemma deliberou pela Greve dois após o SINDSERPE iniciar com a participação de mais de 200 sócios servidores municipal da Greve da Educação. O Sinproesemma deliberou pela Greve para depois suspende-la, estratégia essa que acreditamos ter sido bolada por eles e o governo, com a tentativa de confundir e jogar a sociedade contra o  SINDSERPE.   O Sinproesemma anunciava em carro de som e na rádio o fim da greve, argumentando que o governo havia pago os salários atrasados e negociado as demais pendências, e o prefeito junto com seus aliados  também usaram mídia para dizer que não devia ninguém. Todas essas tentativas foram frustradas. 

Veja uma das ultimas façanha do Núcleo do Sinproesemma de Peritoró-MA.

Após a fundação do SINDSERPE, o Sinproesemma estrategicamente numa forma de dá proteção e na intenção de desviar o foco dos desmandos que de fato de verdade afligiam a sociedade Peritoroense, foram ao Ministério Público com uma pauta de reivindicação de aproximadamente 20 itens, meramente burocráticos, como sugestão de emendas ao plano de carreira dos professores e etc., entre as pautas estava a denunciou de 03 meses de salários atrasados aos professores do PEJA, o governo foi intimado afirmou que devia os três meses aos professores  do PEJA e que as demais funcionários estavam em dia, assinaram um TAC e posteriormente foram a mídia e publicaram: o Sinproesemma demonstrou-se como Sindicato atuante e o Governo Agamenon Gestor responsável.             

Eles (governo/Núcleo do Sinproesemma de Peritoró) subestimaram o SINDSERPE, a categoria, o povo de Peritoró e até a justiça.

Mas o plano maquiavélico foi por água abaixo, no momento em que o SINDSERPE tornou-se instituição legítima representante da Categoria dos Servidores Público Municipal de Peritoró-MA, agiu de forma decisiva, autentica, responsável, clara, conseguindo assim chamar atenção da Justiça para o que de fato eram os problemas do município de Peritoró-MA, agora o que nos resta é continuar lutando através de movimentos sócias, acreditando na justiça de nosso país.          

 Em que circunstancias foi fundado o SINDSERPE?

SINDICATO nenhum precisa de aval de prefeito para funcionar, Nem governo nacional, nem estadual e o nem municipal tem respaldo ou poder para afirma ilegitimidade de uma instituição Sindical, para isso existem as instancias competentes, que são; Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas, a Receita Federal do Brasil e o Ministério do Trabalho e Emprego, instanciam nas quais o SINDSERPE está registrado. Portanto, esta é mais uma das tentativas frustradas do Prefeito de Peritoró de tentar desqualificar o SINDSERPE, instituição representativa da Categoria dos Servidores Público Municipal e Peritoró-MA. O SINDSERPE apesar de fundado em 17/07/2011, conta hoje com mais de trezentos associados, é um Sindicato fundado pelos anseios da categoria, categoria esta que estava sendo massacrada pelo Governo Agamenon.
        

Peritoró-MA 12/11/2011

 
Profº Clemilson Viana
Presidente do SINDSERPE

0 Comentários " Peritoró: SINDSERPE faz movimento forte em Peritoró. "

Postar um comentário