Hemomar registra redução de 45% no número de doadores.





A Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) registra, neste início de ano, uma redução de cerca de 45% no número de doadores. Para a coordenadora do setor de Captação de Doadores da Hemomar, Maria do Socorro Ferreira de Oliveira, a queda sempre acontece nessa época, em razão de muitos doadores viajarem para aproveitar as férias.

Maria do Socorro informou que na última segunda-feira, por exemplo, 82 doadores compareceram na Hemomar, sendo que em média o número de doadores é de 180 por dia.

Apesar de a Hemomar possuir um cadastro de 70 mil doadores, a queda na doação de sangue é notada com a chegada das festas de fim de ano e permanece durante as férias.

“Essa redução nos preocupa, pois o sangue doado serve para abastecer os hospitais públicos e particulares de todo o estado do Maranhão. Por isso, pedimos que os doadores de sangue se desloquem a um núcleo de hemoterapia para fazer a doação, que é um gesto de amor”, afirmou Maria do Socorro.

Os interessados fazer a doação devem se procurar a Hemomar, localizada na Rua 5 de Janeiro, Bairro da Jordoa, próximo à Feira do João Paulo. Também podem comparecer a um dos núcleos de hemoterapia dos municípios de Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Balsas, Pinheiro e Pedreiras.

Para estar apta a doar sangue, a pessoa precisa:

. Apresentar um documento de identificação com fotografia;
. Sentir-se bem de saúde;
. Pesar acima de 50 quilos;
.Ter idade entre 16 e 67 anos;
. Se alimentar bem no dia da doação;
. Ter repousado no mínimo 6 horas na noite anterior;
. Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
. Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
. Evitar alimentos gordurosos.

No dia da coleta, o doador preenche uma ficha, realiza exame de anemia e depois passa por uma entrevista, onde tudo o que for conversado é mantido sob sigilo.

Caso o doador seja aprovado, ele vai para sala de doação, onde será retirada uma bolsa de sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata.

Após a doação, o doador vai para uma sala, onde recebe lanche e é orientado a beber bastante líquido, alimentar-se normalmente, não fumar durante pelo menos duas horas e não praticar esportes radicais.

O sangue coletado passa por exames para detectar doenças como hepatite, sífilis, doença de Chagas, Aids, entre outras. Caso o sangue apresente algum problema, o doador é chamado por meio de carta para a realização de um novo exame.

Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), para poder beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais, para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Quem não pode doar – Não pode doar sangue quem teve diagnostico de hepatite após a idade de 10; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; usuários de drogas; pessoas que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses; e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Faixa etária dos doadores foi ampliada

No ano passado, o Ministério de Saúde ampliou a faixa etária das pessoas que podem doar sangue de 18 a 65 anos, para 16 a 67 anos.
Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar sangue, desde que acompanhados de seus responsáveis ou com autorização dos pais.
A autorização deve ser preenchida na recepção da Hemomar.

Fonte: JP

0 Comentários " Hemomar registra redução de 45% no número de doadores. "

Postar um comentário