Aumenta preocupação de deputados com as obras da refinaria Premium.



Depois de um intenso debate que, na semana passada, envolveu os deputados Eduardo Braide, Marcelo Tavares, Neto Evangelista e Bira do Pindaré, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou ontem à tarde requerimento de autoria de Eduardo Braide, solicitando que a presidente da Petrobras, Graça Foster, informe o cronograma de implantação da Refinaria Premium I na cidade de Bacabeira.

Para Braide, o Poder Legislativo precisa saber mais detalhes da implantação da Refinaria Premium I, que, segundo a Petrobras, acaba de entrar no rol de projeto em avaliação, e atrairá um volume de investimentos muito grande no Estado do Maranhão.

Braide observa que, em outras palavras, a Petrobras insinuou que a Refinaria Premium I não será entregue no prazo pré-estabelecido, e que ainda pairam algumas dúvidas sobre o deslocamento dos recursos do governo Federal para a implantação definitiva do grande projeto.

Eduardo observa que o projeto da Refinaria atraiu empresas para o município de Bacabeira e gerou muita expectativa na região do Munim. “Como ficam os empresários e centenas de jovens que fizeram cursos de qualificação e já tinham data prevista para trabalhar”?

O parlamentar acha que o Maranhão precisa saber, de forma clara, o cronograma de execução, para que não paire nenhuma dúvida acerca da entrega da obra. Segundo ele, não são poucos os comentários que a obra pode não ir para frente. “A Petrobras tem que dar a palavra final”, cobra.

Sob reavaliação - Na semana passada, o Jornal Pequeno publicou a noticia de que, das quatro novas refinarias previstas pela Petrobras, apenas a de Pernambuco, a polêmica Abreu e Lima, uma possível parceria com a venezuelana PDVSA, tem data para entrar em operação.

Outras duas refinarias prometidas pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma no Maranhão (Premium 1, em Bacabeira) e outra no Ceará (Premium 2), entraram no rol de projetos em avaliação pela Petrobras.

Com três anos de atraso e oito vezes mais cara, a primeira fase da refinaria Abreu e Lima, também conhecida como Refinaria do Nordeste (Rnest), entrará em operação em novembro de 2014, ao custo de US$ 20,1 bilhões (era US$ 2,3 bilhões), segundo o novo plano de negócios da Petrobras para o período 2012-2016.
'As refinarias são fundamentais, mas preciso saber quanto custa e quanto já se fez', disse a presidente da Petrobras, Graça Fortes.

Pelo Plano de Negócios da empresa, as refinarias Premium 1(Maranhão) e Premium 2 (Ceará), ainda não iniciadas, não ficarão prontas antes de 2017.

Fonte: JP


0 Comentários " Aumenta preocupação de deputados com as obras da refinaria Premium. "

Postar um comentário