Mais de 14 mil audiências de conciliação realizadas no Maranhão.




Foram mais de três mil acordos homologados e 35 mil pessoas atendidas durante a semana. 

Nesta quarta-feira (14), foi encerrada a VII Semana Nacional da Conciliação, projeto do Conselho Nacional de Justiça realizado em todos os tribunais brasileiros. Na Justiça estadual do Maranhão, mais de 14 mil audiências de conciliação foram de fato realizadas e quase quatro mil acordos homologados.

“Tínhamos em pauta mais de 20 mil audiências designadas. Destas, mais de 14 mil de fato ocorreram, um número bastante expressivo e satisfatório. Além disso, sabemos que conseguimos realizar acordos com planos de saúde, bancos e outras empresas, que normalmente não costumar aceitar os acordos. Isto é um excelente dado”, disse o corregedor-geral da Justiça, Des. Cleones Carvalho Cunha, durante visita ao 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da capital, na Cohab.

Os números, no entanto, ainda são parciais. Até a manhã desta quarta-feira, foram realizadas 14.463 audiências de conciliação, 525 audiências de conciliações pré-processuais e 3.985 foram homologados. Os acordos somados chegaram a uma quantia de R$ 9.437.804,02.

“O importante não são os valores, mas o acordo em si. Queremos que as pessoas percebam que é importante dialogar antes de judicializar qualquer questão. Conciliando, todos saem ganhando e economiza-se tempo e custos”, completou o corregedor-geral Cleones Cunha, lembrando o slogan da Semana da Conciliação de 2012: “Quem concilia sempre sai ganhando.”

Bons resultados – Para a coordenadora da Semana Nacional da Conciliação na Justiça estadual do Maranhão, juíza Márcia Cristina Chaves Coelho, outro ponto bastante positivo desta semana foi a participação de empresas demandas, principalmente, nas questões do direito do consumidor. “Para nós, ter contado com essas grandes demandadas foi crucial. Elas avaliaram e nos apresentaram casos que poderiam ter conciliação. Nós conversamos, as procuramos e o resultado foi satisfatório”, ressaltou a juíza Márcia Chaves.
A coordenação da Semana Nacional de Conciliação da Justiça estadual, comandada pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, ainda trabalha nesta quarta e quinta-feira para contabilizar os dados da semana no Estado. Até as 18h desta quarta-feira estão sendo realizadas audiências.

A Semana da Conciliação ocorreu em comarcas e varas de entrância inicial e intermediária, Juizados Especiais de todo o Estado e Varas Cíveis e de Família da capital.    


Assessoria de Comunicação da CGJ
http://www.tjma.jus.br/cgj
asscom_cgj@tjma.jus.br
(98) 3221-8527

 

 

0 Comentários " Mais de 14 mil audiências de conciliação realizadas no Maranhão. "

Postar um comentário