Petição na internet contra Renan Calheiros atinge mais de 1.204.854 assinaturas.






Mesmo após Renan Calheiros (PMDB-AL) ser eleito como o novo presidente do Senado na última sexta-feira (1º), a ONG Rio de Paz segue coletando assinaturas em uma petição on-line contra o peemedebista. Agora, o manifesto pede a saída de Renan do cargo.

Na quarta-feira (6), o grupo que coordena a ação fez um protesto no Cristo Redentor para comemorar a marca de 400 mil assinaturas no abaixo-assinado virtual. O manifesto foi criado na semana em que Renan foi eleito e tinha como propósito influenciar a votação no Senado. A petição defende um 'Ficha Limpa na presidência do Senado'.

Embora demonstre o apelo popular contra o presidente do Senado, a petição não tem valor legal.
O líder da ONG, Antônio Carlos Costa, afirmou que manterá o protesto no Cristo e o abaixo-assinado virtual, sendo atualizado, até que o STF (Supremo Tribunal Federal) examine a denúncia feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra o senador.

No último dia 26, após cinco anos, Gurgel apresentou denúncia na qual acusa Renan por três crimes: peculato (usar cargo público para obter vantagem), falsidade ideológica e uso de documento falso.
O caso se originou em 2007, quando o peemedebista teve de deixar a presidência da Casa após suspeitas de ter despesas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior.

Ao negar a acusação, Renan apresentou versões e documentos para dizer que era ele, e não o lobista, quem pagava uma pensão mensal à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.
Cabe agora ao Supremo decidir se aceita ou nega a denúncia.

Confira o texto no site e vote também: Fora Renan Calheiros 

Acabamos de ser chamados de palhaços! O Senador Renan Calheiros foi eleito Presidente do Senado com 56 votos secretos. Mas dois membros da Avaaz no Rio de Janeiro começaram uma petição super explosiva online questionando essa votação. Se nos unirmos, poderemos forçar o Senado a derrubar Renan Calheiros!

É revoltante! A votação no Senado ignorou a voz de 300 mil brasileiros que pediram um presidente Ficha limpa. Mas em menos de três dia, a petição comunitária feita por Eduardo e Emiliano pedindo que a presidência do Senador Renan Calheiros fosse cassada já alcançou 200.000 assinaturas. Se chegarmos a 1.360.00 (1% do eleitorado nacional), podemos desafiar o Senado a considerar o nosso pleito tão forte quanto uma Lei de Iniciativa Popular. Somos uma comunidade de dois milhões de brasileiros -- podemos tornar isso realidade!

Vamos mostrar ao Congresso que estamos falando sério quando dizemos que queremos limpar o Senado, e eles não podem nos ignorar. Faça sua parte: assine agora e envie isso para todos!

"Para os Senadores, Deputados e ao Procurador-Geral da República:"

Enquanto brasileiros que querem um Congresso limpo e eficiente, estamos revoltados pela votação que levou o Senador Renan Calheiros à Presidência do Senado. Exigimos que V. Exas. considerem esta petição como uma equivalente iniciativa de lei popular e cassem o mandato de presidente do Senador Renan imediatamente. Também pedimos à Câmara dos Deputados e ao Procurador-Geral que dêem passos imediatos para desafiar o voto secreto  garantam que votações como esta não sejam alvo de influências sujas, e que nossos representantes estejam sujeitos à opinião pública. O país está exigindo que nossa democracia seja respeitada.
 Grupo Avaaz  



Fonte: JP; Grupo Avaaz  









0 Comentários " Petição na internet contra Renan Calheiros atinge mais de 1.204.854 assinaturas. "

Postar um comentário