Prefeita Teresa Murad dá "rasteira" nos professores revogando Plano de Cargos e Carreira.




Foi durante sessão na Câmara Municipal de Coroatá, realizada na tarde da última sexta feira (02) que os vereadores de situação votaram a favor da lei que revoga o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Público. Leia abaixo as defesas dos vereadores de oposição e situação.


DEFESAS DOS VEREADORES DE SITUAÇÃO

Os vereadores de situação, liderados pelo vereador Junior Buhatem (PMDB), defendiam a aprovação da lei que revoga o Plano de Cargos e Carreiras, alegando que a mesma é bem mais completa, e explicaram que o Plano aprovado no fim do ano passado foi uma arma política da então gestão do prefeito Luís da Amovelar, uma vez que ele havia perdido as eleições. Questionaram com ênfase, o fato de terem 8 anos para criarem o Plano e somente no fim do mandato fizeram isso. O vereador Marcos (DEM) que era vereador de oposição no ano passado e que votou a favor do Plano quando ele foi aprovado, disse que se sentiu forçado a votar na aprovação, sem entender com clareza o que o plano proporcionaria e por conta dos vários professores que estavam acompanhando na sessão da câmara, imaginando que poderiam criar um clima desagradável, caso ele votasse contra.


DEFESAS DOS VEREADDE OPOSIÇÃO

Os vereadores de oposição, liderados pelo vereador Diogo Gonçalves (PT), repudiaram a aprovação da lei que revoga o Plano de Cargos e Carreiras, na defesa, eles destacaram as perdas que os professores passarão a sofrer, o caso das gratificações que os educadores tinham quando lecionavam na zona rural do município [quanto mais longe, maior eram as gratificações], o que não terão mais por conta da aprovação da lei. Também esclareceram o porquê de só aprovar o Plano no fim do ano passado. A explicação foi de que, por lei, isso só pode ser feito após o concurso público e a convocação de pelo menos 50% dos aprovados. A vereadora Lourdinha (PC do B) destacou que a justiça de Coroatá negou o pedido do grupo de Teresa Murad em revogar o Plano de Cargos e Carreiras, por considerá-lo relevando para a classe de professores, provando a importância do mesmo. O grupo de situação estava recorrendo à justiça do Estado.

Bem, lamentamos o não esclarecimento de vários pontos questionados durante a sessão da Câmara Municipal e que são de extrema importância, mas não tivemos acesso à lei que foi aprovada. Esperamos discutir este assunto durante a semana. Agora comente e dê sua opinião a respeito das duas versões e da aprovação que revoga o Plano de Cargos e Carreiras.

Fonte: Coroata OnLine



Blog Coroata Plugado


Claro que ainda está no início da administração, mas isso será questionado quando os professores se organizarem em sindicato e solicitarem o que está no Plano de Cargos e Carreira, o aumento desse ano foi bem menor cerca de 6%, enquanto que no ano passado o aumento foi de 22%. 

As informaçãoe que chegaram até o nosso blog, foi que os professores já estão organizando o sindicato para atuarem fortemente  em defesa dos direitos previstos em Lei no que diz respeito à valorização dos profissionais da Educação. 

Veja a Tabela acima retirada do site do Ministério da Educação para esse ano.


0 Comentários " Prefeita Teresa Murad dá "rasteira" nos professores revogando Plano de Cargos e Carreira. "

Postar um comentário