Primeiro ônibus elétrico brasileiro começa a rodar em SP



Um ônibus diferente começou a circular no Corredor ABD, na Grande São Paulo. É o E-Bus, o primeiro ônibus elétrico desenvolvido no Brasil. O veículo, concebido pela Eletra em parceria com a Mitsubishi Motors, tem capacidade para transportar 150 passageiros e um conjunto de baterias que proporciona um alcance operacional de 200 km, considerando recargas rápidas.
Os passageiros, porém, ainda não podem embarcar no E-Bus. Nem adianta dar sinal. O veículo, por hora, está sendo testado vazio no corredor que vai do centro de Diadema até o bairro do Brooklin, em São Paulo.
O E-Bus é um ônibus do tipo articulado e tem 18 metros de comprimento. Além disso, essa é a primeira vez que esse tipo de carroceria é impulsionado por motorização elétrica, de zero emissão de poluentes. A fabricante, todavia, não divulgou dados complementares sobre o desempenho do veículo alternativo.
O ônibus verde da Eletra, todavia, não pode ser confundido com os chamados “trólebus”, que também são movidos por energia elétrica. Esses, no entanto, precisam de uma fonte externa de energia, por isso sempre viajam conectados a cabos de eletricidade. E-Bus, por outro lado, carrega a própria energia para se mover.
São Paulo em “choque”
Embora ainda caminhem a passos pequenos, ações para a aplicação de veículos de baixa ou zero emissão já estão em andamento em São Paulo. A Mercedes-Benz lançou o HíbridoBR, o primeiro ônibus com motorização híbrida disponível no Brasil. Segundo o fabricante, esse veículo proporciona uma economia de até 20% em combustível.
A cidade também já conta com uma frota de táxis alternativos, no caso automóveis híbridos, o Toyota Prius, e elétricos, representados pelo Nissan Leaf. Apesar do apoio e ações voltada ao transporte público ecológico, ainda faltam medidas do mesmo gênero para meio privados, uma vez que esses carros para pessoas físicas têm um valor proibitivo.

Fonte: JP

0 Comentários " Primeiro ônibus elétrico brasileiro começa a rodar em SP "

Postar um comentário